quarta-feira, 23 de setembro de 2009

"DEPOIS DA CRISE"

A Vale anunciou mais uma descoberta de 400 milhões de toneladas de minério em uma única mina. Guanhães, um pequeno município do Vale do Rio Doce, tem pouco mais de 30 mil habitantes. Se for realmente confirmada a exploração do minério na cidade serão criados, segundo o geólogo João Carlos Cavalcante, cerca de 40 mil empregos.

Além de explorar minério, a idéia da Vale do Rio Doce é construir um mineroduto ligando a cidade a um porto que será instalado no Espírito Santo. Segundo Cavalcante as vagas de emprego serão geradas na construção do mineroduto e de um ramal ferroviário, além das usinas de pelotização de minério. A expectativa também é de que venha para a região empresas prestadoras de serviços, criando assim mais postos de trabalho.

Para o analista de investimentos em mineração da corretora SLW, Pedro Galdi, apesar do prejuízo amargado pelo setor na crise financeira de 2008, essa descoberta vem "aguçando o apetite de muita gente". Segundo ele se o ativo for interessante, logo aparece um interessado em comprar. "A crise afugentou muitos investimentos, mas o pessoal já percebeu que o minério será necessário daqui a pouco. As siderurgicas vão precisar dele para reduzir seus custos e as mineradoras para ampliar o leque de reserva. Além disso, hoje os preços estão em outra realidade, se comparados aos anteriores à crise, e isso também atrai compradores", analisa Galdi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário